Skip to main content

Vaga: Estágio em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Data de início das atividades (previsão): 8 de janeiro de 2024. 

Modo de trabalho: A vaga é híbrida, com atuação em home office e possibilidade de reuniões presenciais. 

Valor da bolsa: R$ 1.200 (30h/semana) ou R$ 800 (20h/semana). 

Descrição: Esta vaga será para participar em pesquisa no âmbito do projeto “Improving the state of Minas Gerais climate performance as a driving force to mobilise green investments” (Aprimorando a performance climática de Minas Gerais como um vetor de mobilização de investimentos verdes), executado pelo Centro Brasil no Clima (CBC), além de outras pesquisas que venham a ser desenvolvidas e que sejam condizentes com a formação. 

Objetivo geral: Apoiar as atividades de pesquisa do projeto, em especial no que se refere à elaboração de recomendações o portfólio de ações climáticas do estado de Minas Gerais, capacitação para aprimorar a gestão climática do estado, e engajamento com stakeholders.


O(a) estagiário(a) deverá apoiar a execução das seguintes atividades do projeto: 

  • Análises utilizando as metodologias adequadas e sob a supervisão do(a) coordenador(a) técnico(a) do projeto; 
  • Pesquisa básica – levantamento e organização de dados e informações necessárias para o projeto; 
  • Redação de documentos técnicos a partir das análises realizadas; 
  • Elaboração de apresentações (ppt) de alto nível sobre o projeto; 
  • Articulação com atores-chave para a execução do projeto, como membros de secretarias de estado e outras instituições relevantes; 
  • Organização e execução de oficinas (virtuais ou presenciais) a serem realizadas como parte do projeto.

Além do apoio à execução dessas atividades, espera-se do(a) estagiário(a) a participação em reuniões regulares (preferencialmente virtuais, mas eventualmente presenciais) com as equipes do CBC e de instituições parceiras, e a participação, quando solicitada, de eventos relevantes para a apresentação de resultados do projeto (de maneira virtual). 

O(a) estagiário (a) poderá também vir a participar de outros projetos desenvolvidos pelo CBC e cujo tema e escopo de atividades sejam compatíveis com a sua formação. 

Perfil desejado: O(a) estagiário(a) deverá se identificar com a missão e visão do CBC e apresentar as qualificações: 

  • Estar cursando graduação em áreas relacionadas aos temas de mudanças climáticas e sustentabilidade a partir do 6º período; 
  • Capacidade de trabalhar em equipe, inclusive de forma remota;  
  • Bom relacionamento interpessoal e resolução de conflitos; 
  • Boa capacidade de comunicação escrita e oral em português e inglês; 
  • Conhecimento sobre uso de Microsoft Word e Excel. 

Processo seletivo:

Interessados(as) devem preencher até o dia 18 de dezembro o formulário no link:

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail guilherme.lima@centrobrasilnoclima.org com o seguinte texto no item Assunto: “Vaga para estágio UK Pact”. 

No preenchimento do formulário deverão ser anexados o Currículo Vitae e o Histórico Escolar. Após a filtragem inicial a partir dos documentos enviados, candidatos(as) selecionados(as) serão convidados para uma entrevista, na qual poderá ser solicitada a preparação de um material para avaliação. 

Alinhado à sua Política de Diversidade e Inclusão, o CBC incentiva a candidatura de mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, com deficiência (PcDs), migrantes e demais grupos que representem a diversidade e a inclusão.