Linhas de atuação

O CBC coloca em prática a sua missão por meio de quatro grandes linhas de ação: Advocacy, Estudos, Relações Internacionais e Mobilização e Capacitação. Em cada projeto ou atividade, podemos lançar mão de mais de uma linha de ação, combinando os principais talentos e habilidades da nossa equipe. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada uma.

ADVOCACY

A incidência sobre políticas públicas é uma das estratégias de ação mais características do CBC. Desde seu início, essa veia já se mostrou muito forte no lançamento e no sucesso imediato da campanha Ratifica Já!, de 2016, que estimulou o governo brasileiro a ratificar o Acordo de Paris, no tempo recorde de dois meses. Além disso, a atuação de Alfredo Sirkis, diretor-executivo do CBC, como coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças do Clima entre 2016 e 2019 são outra forte demonstração da atuação da instituição na incidência sobre políticas do clima.

Desde outubro de 2020, quando o I Encontro Internacional Governadores pelo Clima foi o vetor para a consolidação da coalizão Governadores pelo Clima, essa linha de atuação vem ganhando ainda mais destaque e desdobramentos práticos nas políticas adotadas pelos estados brasileiros. Estes vêm assumindo o protagonismo na ação climática brasileira, apoiados pela articulação do CBC, que não só fornece informações qualificadas a tomadores de decisão, mas também indica caminhos para a adoção de políticas públicas concretas para o enfrentamento à emergência climática.

Para saber mais, confira também a seção Governadores pelo Clima.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

As articulações internacionais são parte do nosso DNA desde a criação do CBC Para mobilizar atores internacionais em apoio à ação climática brasileira, participamos e coordenamos diversos eventos, bem como incentivamos o engajamento de governos subnacionais em articulações internacionais. Alguns exemplos da atuação do CBC nesta área incluem participações ativas em fóruns internacionais como as Conferências das Partes da Convenção do Clima (COPs) e as Climate Weeks, além da incidência destacada nas negociações do Artigo 6 do Acordo de Paris, em 2015. 

Em 2020 e 2021, apesar da pandemia de COVID-19, por meio de um eficaz trabalho de estabelecimento e manutenção de parcerias, conseguimos abrir ou aprimorar canais concretos de interlocução e ação com a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos. Vale destacar a atuação do CBC na 26ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em novembro de 2021, na Escócia. Tivemos atividade intensa durante a conferência, com destaque para os encontros com o Príncipe Charles e o ex-Presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

ESTUDOS

Como think-and-do-tank que é, o CBC produz conhecimento por meio de estudos aprofundados, relatórios técnicos, artigos para a imprensa e muito mais  Seja com produções próprias, ou tendo seus consultores participando de publicações ou relatórios coletivos, esse braço de atuação do CBC cumpre a função de qualificar e disseminar o conhecimento aprofundado que faz parte da essência do CBC.

A urgência da tomada de ação indicada na Agenda 2030* gera uma demanda imediata de análise sobre custos de implementação de projetos climáticos comparados às perdas e danos causados pelas mudanças no clima. Demonstrar que fazer bem ao ambiente também faz bem para outros setores tem sido uma estratégia de ação comum nos estudos e projetos do CBC, além de ser uma demanda cada vez mais premente da sociedade.

CAPACITAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

Dentro dos ( Nas ações previstas dos)  projetos realizados pelo CBC, há com frequência um componente de capacitação para ajudar todos os públicos – de técnicos de órgãos estaduais até jornalistas, por exemplo -a entenderem melhor como como a lutos impactos climáticos se relaciona com seus respectivos trabalhos. 

Nosso principal parceiro de treinamentos, representado no Brasil pelo CBC desde 2016 é o programa The Climate Reality Project . Nele, o público-alvo é abrangente, incluindo toda a sociedade. As formações anuais – iniciadas em 2006 por Al Gore e que, ao longo de 2020, passaram ao formato virtual – alcançaram um número de 1.732 de brasileiros formados, os chamados Líderes de Realidade Climática.

Quer participar de algum treinamento do Climate Reality Project? Saiba mais aqui.