Redes e Fóruns

A participação em fóruns, redes e conselhos vem garantindo ao CBC a possibilidade de reverberar assuntos estratégicos para diferentes atores e partes interessadas, ao mesmo tempo que permite juntar forças com outras organizações que também atuam para frear as mudanças climáticas.

copia-de-aca-brasil

ACA – Aliança pela Ação Climática

Lançada em janeiro de 2021, a ACA Brasil é a versão brasileira da ACA Global, que conta atualmente com nove alianças nacionais pelo mundo. As alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris. No Brasil, o WWF Brasil, o ICLEI América do Sul, o Instituto Clima e Sociedade, o CDP Latin America e o Centro Brasil no Clima se uniram para coordenar a constituição da Aliança pela Ação Climática.

copia-de-race-to-zero

Race to Zero

O CBC apoia a Race To Zero, campanha global da ONU que reúne atores não-estatais de todo o mundo comprometidos com uma recuperação econômica verde, resiliente e sem carbono e em alcançar emissões líquidas zero até 2050. Segundo números de dezembro de 2021, já aderiram à campanha 733 cidades, 31 regiões, 3.067 empresas, 173 dos principais investidores e 622 instituições de educação superior, ao redor de 120 países.

logo-prefeitura-noticias-2021

Conselho da Cidade do Rio de Janeiro

Reativado em maio de 2021, o Conselho da Cidade do Rio de Janeiro pretende construir um novo plano estratégico para a retomada econômica e o futuro do Rio. O diretor-executivo do CBC, Guilherme Syrkis, é um dos cerca de 350 novos conselheiros, que foram convidados a apresentar propostas de melhorias para a cidade em seis pilares: Cooperação e Paz, Igualdade e Equidade, Bem-estar e Território Conectado, Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Inovação, Mudanças Climáticas e Resiliência.

copia-de-cif

CIF – Climate Investment Funds

Sendo a única organização brasileira entre 21 observadoras do mundo, o CBC foi selecionado como observador da sociedade civil do Climate Investment Funds (CIF) entre 2021 e 2023. Hoje, sendo um dos maiores mecanismos de financiamento climático, o CIF coopera para o desenvolvimento econômico de baixo carbono, fortalecendo 39 projetos em 19 países ao redor do mundo.

ref_trib_v_logo

Reforma Tributária Sustentável, mediada pela RAC

O Centro Brasil no Clima e outras 12 organizações da sociedade civil participaram da campanha “Reforma Tributária Sustentável” entre 2020 e 2021. A ideia da é criar um sistema tributário com regras simples e viáveis, socialmente justo, que caminhe para a transição da economia verde do país, incentivando a geração de novos empregos e o bem-estar da população.

copia-de-logo-cbmc

Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas

Fazemos parte do grupo de correalizadores da Conferência Brasileira de Mudança do Clima desde 2019, que tem como objetivo influenciar a sociedade civil para contribuir nos esforços para atingir a meta da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira para o Acordo de Paris, além de combater as mudanças climáticas. O CBC já organizou 14 painéis durante as três edições da conferência.

Redes e Fóruns

Certified Public Charity

Fomos reconhecidos como Certified Public Charity, título reconhecido pela Receita Federal dos Estados Unidos, certificando que uma determinada organização de fora dos EUA tem status equivalente a uma instituição filantrópica daquele país. Isso confere ainda mais robustez em nossa gestão e compliance, além de facilitar o recebimento de doações de empresas e ONGs norte-americanas e internacionais.