Skip to main content

ESTUDOS NO CLIMA

O programa Estudos no Clima gera e dissemina conhecimento a fim de subsidiar os tomadores de decisão na trajetória rumo à neutralidade climática.

Isso inclui estudos, consultoria, pesquisas, análises e proposições voltados a ajudar o Brasil a implementar suas metas de clima, por meio da elaboração de inventários de emissões de gases do efeito estufa, aplicação de metodologias de Medição, Verificação e Reporte (MRV), quantificação e precificação de externalidades, avaliação e criação de cenários econômicos, análise de impactos setoriais, formulação de boas práticas em políticas governamentais, entre outras atividades.

Linhas temáticas

  • Política climática
  • Economia ambiental
  • Finanças Verdes
  • Desenvolvimento socioambiental
  • Inovação
  • Boas práticas internacionais
  • Mercado de carbono
  • Governança e arquitetura institucional para a implementação da NDC brasileira

 

Estudos já realizados:

Ao longo de 2022, temos assessorado o governo do estado do Pará na criação de um Plano Estadual de Bioeconomia, que objetiva direcionar a construção de uma política de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono no estado.

Entre 2020 e 2022, por meio do projeto “Implementando esforços em nível estadual para o alcance da NDC Brasileira”, produzimos um estudo com insights valiosos para pensar políticas de mitigação e avaliar os indicadores MRV (Mensuração, Relato e Verificação) nos estados de Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desenvolvido com o apoio da Initiative for Climate Action Transparency (ICAT) e da UNEP DTU Partnership, tendo como parceiro de execução o Centro Clima (COPPE/UFRJ.

O estudo sobre “Políticas Públicas e Financiamento Climático no Brasil” traz uma radiografia das fontes de financiamento e de sua relação com o alcance da NDC brasileira. Ao apresentar todo o cardápio de possibilidades existentes, o levantamento funciona como uma ferramenta facilitadora para os governos subnacionais interessados em empreender novas ações em seus estados e regiões. Desenvolvido em 2021, para o Tribunal de Contas da União e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O CBC produziu um relatório com conjunto de boas práticas, procedimentos e recomendações para garantir a continuidade da governança climática nos contextos de transição eleitoral ou em outros tipos de mudanças institucionais. Para isso, foram analisados programas climáticos municipais, nacionais e internacionais, além de realizadas entrevistas com representantes de metrópoles latino-americanas: Buenos Aires, Medellín, Quito, Lima, Guadalajara, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Curitiba. Realizado em 2021, para o C40 Cities.

VEJA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS RELACIONADAS