O Centro Brasil no Clima (CBC) é um centro de reflexão e ação (think-and-do tank), disseminação de conhecimento, elaboração de ações estratégicas e engajamento da sociedade para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Quem somos
Quem somos
Estritamente apartidário, o CBC age para influenciar a política e as estruturas de poder brasileiras. Desenvolve propostas, projetos, estratégias e ações, especialmente via articulação e incidência política no âmbito subnacional e diálogo no plano internacional, a fim de viabilizar a transição para uma economia carbono neutra, por meio da plena implementação do Acordo de Paris e, mais especificamente, da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira. Em seu histórico, vem ajudando a estabelecer metas setoriais e regionais da NDC, aumentando suas ambições, construindo uma estratégia de longo prazo com o objetivo de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até meados do século XXI e concebendo ações de adaptação robustas em diferentes níveis.
Avaliação, análise de dados e de informações relevantes, articulação entre múltiplos stakeholders e diálogo nas diferentes esferas nacionais e internacionais estão entre as capacidades estratégicas do CBC, concorrendo para uma contribuição singular que combina reflexão e ação, teoria e prática.
Linhas de atuação
Visão
Ser uma inspiração internacional de geração de conhecimento, promoção de diálogos e engajamento de tomadores de decisão no enfrentamento das mudanças climáticas.
Missão
Promover conhecimento e engajamento para descarbonizar a economia, enfrentar a emergência do clima e promover justiça climática.
Valores
Excelência | Comprometimento | Transparência | Justiça socioambiental | Sustentabilidade | Diversidade | Apartidário
Histórico
O Centro Brasil no Clima (CBC) foi fundado em 2015, sob a liderança de Alfredo Sirkis. De lá pra cá, vem atuando intensamente na produção de conhecimento sobre mudanças climáticas e na incidência sobre políticas públicas que possam proporcionar adaptação e mitigação, além de causar impacto positivo para as populações mais afetadas pela crise climática. Confira um pouco mais de nossa história e os principais marcos de nossa atuação, que inclui realização de eventos, lançamentos de estudos e livros e, ainda, participação em conferências internacionais que definem os rumos da luta pelo clima no planeta.
Alfredo Sirkis
Alfredo Sirkis (1951-2020) foi um dos maiores ambientalistas e pensadores brasileiros, com uma longa e bem-sucedida trajetória que incluiu desde política ao terceiro setor, passando pela literatura e o jornalismo. Foi um dos pioneiros e protagonistas da luta ambiental no Brasil, destacando-se como um dos mais ferrenhos defensores da descarbonização da economia, já prevendo que este seria o grande desafio da humanidade no século XXI.
Desde cedo manifestou seu ativismo: foi líder estudantil na adolescência e participou da resistência armada contra a ditadura militar brasileira, o que o levou ao exílio por mais de oito anos. Na política, foi um dos fundadores do Partido Verde, vereador em quatro mandatos, secretário municipal de urbanismo e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) entre 2001 e 2006, além de ter sido o idealizador da criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na cidade do Rio de Janeiro, sendo também seu primeiro titular, de 1993 a 1996. Foi eleito deputado federal no mandato 2011-2015, período no qual presidiu a Comissão Mista de Mudança do Clima do Congresso Nacional e foi um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
Seu protagonismo nas discussões sobre clima o levou a ser membro da delegação brasileira nas conferências do Clima de Montreal, Bali, Copenhagen, Durban, Varsóvia, Lima, Paris, Marrakech e Bonn. De 2016 a 2019 foi o Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, período em que organizou a campanha Ratifica Já!, que conseguiu a ratificação do Acordo de Paris em tempo recorde por parte do governo brasileiro.
Intelectual reconhecido por transitar por diversos temas, é autor de nove livros. A obra “Os Carbonários” (1980) recebeu o Prêmio Jabuti de 1981. Sua mais recente obra, “Descarbonários” foi lançada em 2020, com características autobiográficas e como um desdobramento da obra de 40 anos antes. Foi colaborador dos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico e Correio Brasiliense, além de ter atuado na imprensa na França, em Portugal e no Chile.
Fundou o Centro Brasil no Clima em 2015, ficando à frente do think tank até o seu falecimento, em julho de 2020.
Diretoria
Consultores especiais
Conselho Diretor
Conselho Fiscal
Consultores
Associados
- Alfredo Helio Syrkis
- Ana Amélia Campos Toni
- André Lemos de Abreu
- André Luiz Esteves
- Andrea Margit
- Andrea Souza Santos
- Aspasia Brasileiro Alcântara de Camargo
- Branca Americano
- Carlos Eduardo Rittl
- Eduardo Alexandre da Silva Almeida
- Eduardo José Viola
- Emilio Lèbre La Rovere
- Fabio José Feldmann
- Guilherme Syrkis
- Israel Klabin
- José Sarney Filho
- Luiz Augusto Nóbrega Barroso
- Márcia Bandeira da Silva
- Maurício de Moura Costa
- Natalie Unterstell
- Olga Martins Wehb
- Oswaldo dos Santos Lucon
- Pedro Moura Costa
- Rafael Kelman
- Renata Moraes
- Roberto Schaeffer
- Roberto Smeraldi
- Robert Zsolt Let Kazinczy Smeraldi
- Rodrigo Amorim Gonçalves Rosa
- Sérgio Besserman Vianna
- Sergio Luis de Carvalho Xavier
- Simone Siag Oigman-Pszczol
- Suzana Kahn Ribeiro Rezende de Azevedo
- Tasso Resende de Azevedo
- Tatiana Martins Wehb
- Virgílio Maurício Viana
- William Wills
Redes e Fóruns
A participação em fóruns, redes e conselhos vem garantindo ao CBC a possibilidade de reverberar assuntos estratégicos para diferentes atores e partes interessadas, ao mesmo tempo que permite juntar forças com outras organizações que também atuam para frear as mudanças climáticas.