O documento final da COP28, entregue pelos representantes dos 198 países presentes na cúpula, marca o avanço nas questões de transição energética: os combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão), deverão, até 2050, ser substituídos por energias limpas.
De acordo com o Balanço Global (Global Stocktake – GST), os países devem adotar “a transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de uma forma justa, ordenada e de forma equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, de modo a atingir zero emissões líquidas até 2050 de acordo com a ciência”.
Desta forma, o compromisso de manter a temperatura do aquecimento global a 1,5°C continua inalterado, com a solicitação para que os países tripliquem sua “capacidade de energia renovável a nível mundial” além de “duplicar a média global da taxa anual de melhorias na eficiência energética até 2030”.
No entanto, o texto não menciona eliminar gradualmente ou totalmente o uso dos combustíveis fósseis, e também não estipula prazos para finalizar seu uso.
Fonte: CNN Brasil