Skip to main content

O Prêmio Descarbonário, realizado pelo Climate Reality Project Brasil, foi criado em homenagem ao fundador do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis, e teve sua terceira edição realizada no dia 30 de março, com o reconhecimento a projetos das cinco regiões brasileiras. Os vencedores foram: Young Energy ODS 7, por Yuri Silva e Johan Wurdig (Região Sul); Florestas para Água, por Isadora Santos (Região Sudeste); Conversas Energéticas, por Nayanne Brito (Região Centro-Oeste); Efeitos das Mudanças Climáticas sobre os mamíferos da caatinga, por Gilbran Oliveira (Região Nordeste) e Rede Jandyras, por Tatianny Soares (Região Norte).

O prêmio, que encerra o ano 2022-2023 do Climate, possibilita que seja dada visibilidade a projetos que têm por missão combater as mudanças e as injustiças climáticas. A condução do evento ficou a cargo da Coordenadora Regional do Climate, Renata Moraes, e de Isadora Gran, coordenadora de Engajamento e Justiça Climática do projeto. A cerimônia de premiação foi transmitida pelo canal do Climate, no YouTube, e contou com a tradução de um intérprete de libras.

Guilherme Syrkis, Diretor Executivo do CBC, abriu a cerimônia e lembrou que já vivemos uma emergência climática e que se os alertas dados pela equipe do Climate não forem levados em conta, a situação ficará muito complicada para as atuais e para as próximas gerações.

“Precisamos ser firmes e acreditar no nosso propósito de avançar na luta climática no Brasil. Em 2023, o Climate Reality vai investir ainda mais em ações de advocacy e em treinamentos, principalmente nos  relacionados à transição energética, justiça climática e educação climática para nossas escolas. Vamos precisar muito da colaboração de todos vocês, com a Renata e toda a equipe maravilhosa do Climate, Sérgio Besserman, Julia, Luan, Isadora e de muitas outras pessoas. Vamos dar as mãos e fazer essa agenda avançar. O Governo Federal mudou, mas ainda existe muita resistência. Em resumo: não podemos esmorecer”, destacou Syrkis.

Renata Moraes e Isadora Gran destacaram algumas das conquistas do Climate Reality Project Brasil, em 2022, como o Relatório Anual 2022-2023, o treinamento 2022, a Carta de Direitos Climáticos da Maré, o 24h de Realidade, o e-book “Para que Justiça Climática?” e as participações da equipe na COP 27, COY 17, eventos e coalizões. Coube à Isadora Gran, a introdução de Ethan Spaner, Diretor de Programas Internacionais do Climate Reality, que apresentou os planos para o período 2023-2024.

“Ficamos muito felizes por esses(as) líderes, formados(as) recentemente, que trabalharam nesses projetos incríveis. Essas iniciativas foram avaliadas por cinco bancas, formadas por especialistas que conhecem muito da crise climática”, contou Isadora Gran.

Quando a cerimônia já se aproximava do final, Renata Moraes apresentou o vídeo com uma mensagem enviada por Ana Toni, Secretária de Mudanças no Clima do Ministério do Meio Ambiente.

“Quero parabenizar o Centro Brasil no Clima e o Climate Reality Project pelo magnífico Prêmio Descarbonário, do nosso querido Sirkis, e parabenizar todos esses projetos lindos e maravilhosos que são a demonstração da implementação das políticas climáticas na ponta. São eles a realidade deste combate às mudanças do clima. Este prêmio simboliza o que a gente mais precisa neste momento”, declarou Ana Toni.

Ao final da cerimônia, Renata Moraes apresentou convidou o time do Climate Reality Project Brasil: Sergio Besserman, Julia Caon, Isadora Gran, Luane Teixeira, Luan Werneck e Thalison Correa.

“Estaremos juntos porque a luta vai ficar ainda mais complicada. Estamos em um momento decisivo e precisamos lembrar que, daqui a dois anos, sediaremos a COP do Brasil. Vamos em frente!”, encerrou Sergio Besserman.