Skip to main content

O Centro Brasil no Clima tem o orgulho de apresentar o Relatório Executivo na Nova Gestão do CBC, com o relato das atividades realizadas e o impacto gerado no período de setembro de 2020 a novembro de 2021. O documento é um apanhado geral e atencioso de tudo que produzimos, colaboramos, influenciamos e transformamos desde que nosso diretor-executivo, Guilherme Syrkis, assumiu o CBC, trazendo junto um novo time de diretores, novas ideias e o desejo de perpetuar um legado importante. Leia abaixo a carta que abre o relatório e, ao final, confira o documento na íntegra.


Carta do Diretor

Quando criança, meu pai sempre me levava à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Além de me ensinar a jogar frescobol, ele gostava de me jogar no mar para “pegar jacaré”. Eu já nadava direitinho, tinha aulas semanais de natação, mas a imensidão do mar e a força das ondas me apavorava.

Lembro de tomar muitos “caldos”, alguns que me faziam dar várias cambalhotas e me esfolar na areia. Meu pai me dizia que eu já sabia nadar, que precisava ficar calmo, levantar, respeitar o mar, seguir em frente e, principalmente, me divertir. Assim, aprendi – ralado e cheio de areia na sunga – uma grande lição.

Quando meu pai se foi, em um trágico acidente de carro em 2020, a caminho de me encontrar, senti que havia sido derrubado pela maior onda que havia enfrentado até então. Junto comigo, neste turbilhão, estavam minha família, as muitas pessoas que o amavam e o CBC, instituição que ele fundou e à qual se dedicou por anos.

Alguns meses depois, já à frente da gestão do CBC, venho dizendo que os sapatos do Alfredo Sirkis eram grandes demais para apenas uma pessoa calçar. Como vocês terão a oportunidade de conferir neste relatório, o sucesso da atual administração, que recentemente completou um ano, se dá integralmente pela dedicação e o amor de seus colaboradores e membros do conselho, que decidiram seguir em frente com parte do relevante legado deixado por meu pai.

No último ano, essa equipe trouxe oito novos projetos, aumentou em 180% o montante de recursos captados, diversificou os financiadores, aperfeiçoou processos, investiu em gestão e consolidou um alto nível de compliance, o que nos rendeu um certificado de equivalência de filantropia reconhecido pela Receita Federal Norte-Americana.

Além disso, nosso time internacionalizou o movimento Governadores pelo Clima, que se tornou uma grande referência na articulação para o avanço da agenda climática brasileira e possibilitou a criação do Consórcio Brasil Verde. Em muito pouco tempo, saímos de 13 para 24 governadores participantes da coalizão, promovendo impactos intangíveis nos estados que, apesar da dificuldade em quantificar, já são visíveis.

Trabalhar com advocacy não é fácil e exige muita capacidade de diálogo, habilidade relacional e experiência política. É preciso ter credibilidade e profundidade técnica. Nossa área de política climática e economia ambiental, em parceria com a COPPE e o Instituto de Economia da UFRJ, não apenas vem conseguindo aprofundar as discussões e enriquecer os trabalhos, como também gerar oportunidades para jovens mestrandos e doutorandos se desenvolverem e se consolidarem como grandes profissionais na área climática.

Na esfera internacional, o CBC investiu no aprofundamento das relações com os EUA, União Europeia e Reino Unido. Articulamos a redação e a entrega da carta dos governadores brasileiros ao presidente norte-americano, Joe Biden, possibilitando um inédito diálogo paradiplomático e criando um canal direto com a Casa Branca e com o enviado presidencial especial para o clima, John Kerry. O diálogo com a União Europeia também foi constante e contribuiu decisivamente para a construção de uma ponte entre os executivos estaduais brasileiros e os governos dos 27 países, criando encaminhamentos práticos para a cooperação tecnológica, disseminação do conhecimento e captação de investimentos. Além disso, o CBC colaborou estreitamente com o Reino Unido para a organização de encontros que reuniram 11 governadores durante a COP26, incluindo uma reunião inédita com o Príncipe Charles.

Na área de estudos, realizamos importantes trabalhos nas temáticas de finanças climáticas para o Tribunal de Contas da União e o PNUMA, hidrogênio verde para os estados da região Nordeste, boas práticas para agenda climática nas transições de governos municipais e mobilidade elétrica, entre outros que estão destacados neste relatório. O Centro Brasil no Clima deu continuidade à representação e atuação no Brasil do The Climate Reality Project, instituição fundada pelo ex-Vice-presidente dos EUA, Al Gore. Foram centenas de líderes climáticos formados trocando experiências com diversos segmentos da sociedade e diversas atividades de incentivos para essa rede, que hoje conta com mais de 1.700 brasileiros e brasileiras.

Iniciamos também a implantação de um pioneiro laboratório de inovações para Economia Circular, com parceiros nacionais e internacionais, na ilha de Fernando de Noronha, onde estamos desenvolvendo soluções integradas e replicáveis de descarbonização e inclusão, que certamente vão se tornar referências para aplicação em larga escala, em outros locais

Enquanto escrevo, no Brasil, o número de famintos avança e já ultrapassa os 19 milhões. Vivemos ainda a crise da COVID-19, um preocupante processo inflacionário, uma infindável crise política, um crescente movimento de intolerância religiosa e uma grande resistência conservadora em relação à promoção da diversidade e da inclusão.

O CBC tem a responsabilidade de fazer a sua parte e cumprir sua vocação de sensibilizar tomadores de decisão e formadores de opinião para avançar em direção à agenda da justiça e emergência climática, conectando temas relevantes para a população brasileira. Tudo isso seguindo um processo concreto e bem planejado que se baseia na ética, no respeito, no propósito, com muito trabalho, sempre em frente e, claro, lembrando de se divertir.

Faça o download do relatório executivo da nova gestão CBC aqui