Skip to main content

O CBC realizou nos meses de abril e maio a segunda rodada de Workshops de Engajamento no âmbito  do Projeto “Desenvolvendo os esforços para implementação da NDC brasileira em nível estadual”. A iniciativa tem como objetivo a elaboração dos cenários de emissões para os estados e o levantamento dos sistemas de indicadores de Mensuração, Reporte e Verificação (MRV), atividades que podem auxiliar na elaboração e desenvolvimento de políticas e planos estaduais de mudanças climáticas e no acompanhamento do avanço das ações de mitigação.

Foram realizados três workshops direcionados a entidades, formuladores de políticas públicas e lideranças dos estados-piloto do projeto: Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A segunda rodada de workshops apresentou os resultados preliminares do cenário de mitigação de emissões e recebeu contribuições dos atores locais para o seu aprimoramento, buscando refletir a realidade de cada estado. 

Para o coordenador do projeto, Guilherme Lima, consultor do CBC os workshops têm um “papel fundamental dentro do projeto na medida em que possibilitam o envolvimento de atores e instituições locais, que podem fazer críticas e sugestões de aprimoramento, conferindo assim maior confiabilidade aos estudos”. Os workshops também contribuem para a difusão dos resultados nos estados, de modo que possam ser incorporados ao planejamento e à elaboração de políticas públicas.

O projeto tem o apoio da Iniciativa para a Transparência na Ação Climática (ICAT) e é implementado pela UNEP DTU Partnership. O CBC é responsável pela execução do projeto no Brasil em parceria com o Centro Clima, da COPPE/UFRJ. Para a sua realização o CBC está trabalhando também em parceria com instituições estaduais: no Amazonas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA); em Minas Gerais, a Fundação Estadual do Ambiente (Feam); e, no Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).