Skip to main content

CENTRO BRASIL NO CLIMA (CBC) APOIA A DECISÃO DO IBAMA QUE INDEFERIU O PEDIDO DE LICENÇA PARA A EXPLORAÇÃO DA BACIA DA FOZ DO AMAZONAS

O Centro Brasil no Clima – CBC manifesta sua concordância e apoio à decisão do IBAMA que indeferiu o pedido de licença, solicitada pela Petrobras, para uma perfuração na bacia da Foz do Amazonas.

Entendemos que a decisão foi acertada por tratar-se de um assunto técnico e que não deve ser conduzido a partir de questões políticas ou ideológicas.

Entendemos que a exploração de petróleo no Brasil deve ser realizada de forma inteligente e estratégica, a partir de perspectivas claras, usando todos os recursos disponíveis para a promoção do desenvolvimento social e tendo por base uma economia de carbono neutro.

É urgente que o Governo Federal, o IBAMA e a ANP iniciem uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar da bacia da Foz do Rio Amazonas, contemplando toda a margem equatorial, buscando uma maior compreensão sobre o ambiente recifal e seus serviços ecossistêmicos, atrelados à captura de carbono.

É necessário que seja realizado um estudo sério, a partir de uma modelagem atualizada sobre a hidrodinâmica da região, com uma análise cuidadosa dos impactos sobre as pessoas e atividades como a pesca. Não podemos, de forma alguma, colocar em risco a proteção da nossa Amazônia Azul.

Lamentamos que a exploração da bacia da Foz do Amazonas venha sendo discutida em meio a tensas disputas partidárias e regionais, em um momento em que o Governo Federal, como um todo, deveria estar unido e focado no combate ao desmatamento da Amazônia e ao crime organizado.

É imprescindível que a direção da Petrobras promova, o quanto antes, uma completa modernização da empresa, a partir da adoção de uma visão estratégica de transição do atual modelo para um novo que priorize as energias renováveis.

Guilherme Syrkis

Diretor Executivo do Centro Brasil no Clima – CBC