Skip to main content

A iniciativa está certificada como Tecnologia Social na 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021

As Jornadas pelo Clima – iniciativa criada dentro do The Reality Project Brasil, recebeu o certificado de tecnologia social, em 14 de julho, na a 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. A iniciativa foi 1 das 59 certificadas como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil na categoria “Educação para o Futuro”.

O Selo de Certificação de Tecnologia Social é uma forma de demonstrar que a ação desenvolvida conseguiu promover resultados relevantes na comunidade onde está inserida e que pode ser reaplicada em outros territórios por outras entidades. Além disso, ele é parte importante das ações em prol do fortalecimento do conceito de tecnologia social e compõe o Banco de Tecnologia Social: a Rede Transforma.

O concurso é realizado a cada 2 anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à “alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde”.

Pela definição dos promotores do concurso, Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

“Estamos muito orgulhosas com essa certificação. Viemos trabalhando no aperfeiçoamento de uma metodologia que possa ser multiplicada e utilizada por qualquer pessoa que queira falar de clima. Creio que esse processo intenso nos obrigou a sistematizar a experiência que agora recebe a Certificação da Fundação Banco do Brasil. A equipe, os facilitadores e participantes estão de parabéns!”, comemora Renata Moraes, criadora da metodologia Jornas pelo Clima e gerente do Climate Reality Project Brasil.

Ao longo das Jornadas, foram 9 turmas formadas, com participantes entre 15 e 75 anos de todas as regiões do Brasil. Este concurso é o mais importante do gênero no Brasil. E desde já está disponível no Banco de Tecnologias Sociais (uma base de dados online) mantida pela Fundação Banco do Brasil: a Rede Transforma.

Saiba mais em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/jornadas-pelo-clima-1