Skip to main content

O “Encontro Técnico #2 – Financiamento para a agenda de clima local” integra o Ciclo de Encontros Técnicos para discutir oportunidades e responsabilidades para agenda de clima no nível subnacional, promovido pela Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil e apoiado pela plataforma subnacional para o CLIMA.

O CBC está facilitando a organização deste segundo encontro, a ser realizado no dia 22 de julho, quinta-feira, às 10h30, via plataforma Zoom. Serão discutidas oportunidades e desafios para o financiamento da agenda de clima nos estados e municípios.

Para implementar ações que limitem o aquecimento global há necessidade de financiamento, e espera-se que haja um maior direcionamento de recursos para esse fim. Contudo, muitas vezes os procedimentos para acesso aos recursos é complexo, ou há uma carência de capacidade técnica para a elaboração de projetos, entre outros obstáculos.

Trazendo casos práticos para ilustrar a discussão, buscando contribuir para um melhor entendimento da estrutura de financiamento, o evento contará com as participações de:

  • Nabil Moura Kadri, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
  • Ana Cristina Jayme, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba;
  • Raul Protázio, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

A moderação será feita por Guilherme Lima, do Centro Brasil no Clima que, junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA e ao Tribunal de Contas da União – TCU, desenvolveu o estudo “Políticas públicas e financiamento climático no Brasil”.

Para participar do evento, inscreva-se gratuitamente em bit.ly/encontrostecnicos.

Para rever o Encontro Técnico #1, realizado no dia 15 de junho, que abordou o tema de competências municipais e estaduais para a agenda de clima, clique aqui.