Skip to main content

O ICAT – Projeto Minas Gerais, projeto do Centro Brasil no Clima, destaque na newsletter da organização internacional, teve como objetivo identificar e avaliar os diferentes aspectos que podem ser impactados pela Estratégia Estadual de Transição Energética de Minas Gerais sob a ótica do desenvolvimento sustentável e analisar sua contribuição para uma mudança transformacional.

Os impactos positivos que geralmente podem ser identificados pela promoção de energias renováveis, como a solar e a eólica, incluem mitigação da emissão de GEE e geração de emprego e renda.

Os resultados mostraram que a política tem um potencial moderado de mudança transformacional, considerando as dimensões de extensão do impacto e sustentabilidade no tempo. Esse resultado é mais influenciado positivamente por impactos relacionados à expansão de energia renovável, que são considerados maiores a médio e longo prazo. Os impactos em termos de mitigação das mudanças climáticos são considerados moderados, enquanto o resultado do desenvolvimento sustentável é considerado menor. Além disso, não é esperado que nenhuma das categorias seja impactada negativamente pela política.

Baixe o estudo e saiba mais sobre essa avaliação: