Skip to main content

Hoje é mais um dia histórico para a luta climática no Brasil e para a iniciativa dos “Governadores Pelo Clima”, movimento criado pelo fundador do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis: foi entregue ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, durante cerimônia virtual, a carta assinada por 24 dos 27 representantes estaduais brasileiros. Juntos, eles representam mais de 90% do nosso território, população e PIB. O documento firma um compromisso ambiental entre os estados e busca uma aliança climática estratégica com o presidente Joe Biden, a fim de impulsionar um novo modelo de economia sustentável que reverta o aquecimento global e reduza as desigualdades sociais.

Todd Chapman ressaltou o valor da iniciativa articulada pelo Centro Brasil no Clima e do protagonismo brasileiro na agenda climática: “Estou muito feliz de receber esta carta para o Presidente Biden, mostrando como essa coalizão é importante. Confio nas autoridades locais, e acredito que o Brasil realmente pode ser, se não uma superpotência ambiental, a superpotência mundial do meio ambiente”. A expectativa é que a carta chegue a Biden ainda hoje, às vésperas da Cúpula do Clima, convocada pelo presidente norte-americano.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega da carta os Governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Pará, Helder Barbalho, além de Sérgio Xavier, articulador do movimento “Governadores Pelo Clima”, e de Guilherme Syrkis, diretor-executivo do CBC. Participaram ainda os Governadores do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Flavio Dino; do Amapá, Waldez Goez, além do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e sua vice, Isolda Cela.