Skip to main content

O CBC é a única organização brasileira entre as 21 observadoras do mundo todo selecionadas para auxiliar e influenciar as estratégias do Climate Investment Funds, um dos maiores mecanismos de financiamento climático da atualidade.

O Centro Brasil no Clima (CBC) foi selecionado como observador da sociedade civil do Climate Investment Funds (CIF) para o período de 2021 a 2023. Somos a única organização brasileira entre as 21 observadoras do mundo todo.

O CIF é um dos maiores mecanismos de financiamento climático da atualidade e apoia o desenvolvimento econômico de baixo carbono e resiliente. Hoje em dia, estão em desenvolvimento 39 projetos em 19 países ao redor do mundo.

O CBC será observador da América Latina e Caribe no Subcomitê Global do CIF, que é formado por quatro programas climáticos, com foco em: energia renovável; pessoas, natureza e clima; indústria de baixo carbono e cidades climáticas inteligentes.

A função dos observadores inclui participar nas reuniões do CIF para informar e influenciar a respeito de políticas e decisões de financiamento climático e monitorar estratégias e projetos financiados pelo CIF em mais de 70 países.

Com metas já estabelecidas para o período de 2021 a 2023, o objetivo do mecanismo de financiamento é impulsionar programas que promovam energias limpas e eficientes, reflorestamento, restauração e preservação de ecossistemas degradados, o acesso à água, entre outros.

Para conhecer mais sobre o CIF, acesse: www.climateinvestmentfunds.org/