Skip to main content

Nosso Diretor Executivo, Guilherme Syrkis, contribuiu para o artigo colaborativo do LinkedIn “Como a migração pode apoiar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030?”, como especialista na área de economia internacional e sustentabilidade/meio ambiente.

Confira abaixo as respostas do Guilherme às perguntas:

1 – Quais são os ODS e a Agenda 2030?

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas que visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a justiça para todos até 2030. Eles foram adotados pelas Nações Unidas em 2015 como parte da Agenda 2030, um quadro universal e integrado que orienta a cooperação e a ação globais em questões de desenvolvimento. Os ODS abrangem uma ampla gama de tópicos, como saúde, educação, igualdade de gênero, mudanças climáticas, trabalho decente, inovação e parcerias.

Guilherme Syrkis: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas adotadas pelos Estados-membros das Nações Unidas em 2015, com o objetivo de acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030. Eles fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano abrangente que integra as dimensões social, econômica e ambiental do desenvolvimento sustentável. A agenda foi desenhada para ser inclusiva, garantindo que ninguém seja deixado para trás nos esforços globais em direção à sustentabilidade.

2 – Como a migração pode contribuir para os ODS?

A migração pode ser um motor de progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Guilherme Syrkis: A migração pode contribuir positivamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentando o crescimento econômico por meio de contribuições trabalhistas (ODS 8), promovendo a diversidade cultural e reduzindo as desigualdades (ODS 10) e enriquecendo os sistemas educacionais por meio de perspectivas diversas (ODS 4). Os migrantes também contribuem para a inovação e o desenvolvimento de infraestrutura (ODS 9) e podem ajudar a construir comunidades resilientes (ODS 11). A gestão eficaz da migração é fundamental para aproveitar estes benefícios para alcançar os ODS.

3 – Quais são os desafios da migração para os ODS?

A migração também pode representar alguns desafios para os ODS, especialmente quando não gerenciada ou regulamentada adequadamente. Por exemplo, os migrantes e as suas famílias podem estar expostos a riscos e vulnerabilidades, tais como exploração, abuso, discriminação, tráfico, contrabando e violações dos direitos humanos. Além disso, os migrantes podem enfrentar hostilidade, exclusão, xenofobia e racismo das comunidades de acolhimento ou competir por recursos e oportunidades escassos. A migração também pode aumentar a pressão sobre os recursos naturais, infraestrutura e serviços, ou espalhar doenças e pandemias. Além disso, pode pôr em causa os quadros jurídicos e políticos, a capacidade e a responsabilização das autoridades e a confiança e participação dos cidadãos.

Guilherme Syrkis: A migração coloca vários desafios aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a exclusão social que impacta a igualdade (ODS 10) e a integração urbana (ODS 11). As interrupções no mercado de trabalho podem afetar o crescimento econômico (ODS 8), enquanto o aumento da pressão sobre serviços como saúde e educação desafia as metas de saúde pública (ODS 3) e educação (ODS 4). Proteções legais inadequadas deixam os migrantes vulneráveis, afetando a justiça e a integridade institucional (ODS 16). A degradação ambiental e o aumento das desigualdades econômicas complicam ainda mais os esforços de desenvolvimento sustentável (ODS 13 e 10). A resposta a estes desafios requer políticas direcionadas e adaptáveis para integrar eficazmente a migração nas estratégias de desenvolvimento sustentável.

4 – Quais são as implicações políticas da migração para os ODS?

A migração é um fenômeno complexo e multidimensional que exige uma resposta política abrangente e coerente. Para capitalizar o potencial da migração para os ODS, os formuladores de políticas e as partes interessadas precisam adotar uma abordagem baseada em direitos humanos e sensível ao gênero que respeite a dignidade, a diversidade e a agência dos migrantes e suas famílias. Também é importante coordenar e cooperar entre diferentes níveis de governança e atores, desenvolver políticas baseadas em evidências que abordem as causas profundas da migração, promover a participação dos migrantes na concepção, implementação e avaliação de políticas, bem como apoiar sua integração nas sociedades de acolhimento. Tudo isso deve ser feito protegendo-os de danos e exploração.

Guilherme Syrkis: As implicações políticas da migração para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são amplas e críticas. As políticas precisam garantir a integração econômica e práticas trabalhistas justas para apoiar o crescimento econômico (ODS 8), promover a inclusão social para reduzir as desigualdades (ODS 10), proporcionar acesso à educação de qualidade (ODS 4) e garantir serviços de saúde para todos (ODS 3). Além disso, a cooperação internacional efetiva (ODS 17) e a gestão consciente dos impactos ambientais (ODS 13) são essenciais. Abordar essas áreas por meio de políticas bem elaboradas é fundamental para alavancar os benefícios potenciais da migração e, ao mesmo tempo, mitigar seus desafios, avançando assim nos objetivos de desenvolvimento global.

5 – Como você pode aprender mais sobre migração e os ODS?

A migração e os ODS são temas inter-relacionados e interdependentes que exigem aprendizado e diálogo contínuos. Para saber mais, você pode explorar recursos on-line da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Rede das Nações Unidas para as Migrações (UNMN). Além disso, você pode participar de cursos on-line e webinars oferecidos por organizações como UNITAR, GMG e SDG Academy. Você também pode participar de comunidades on-line hospedadas pelo KNOMAD, MPI ou ICMPD. Finalmente, você pode participar de eventos e consultas on-line organizados pelo GFMD, IDM ou RECs.

Guilherme Syrkis: Relatórios e resumos de ONGs e think tanks como o Migration Policy Institute, a Anistia Internacional e a Oxfam são cruciais para entender o impacto da migração nos objetivos de desenvolvimento sustentável. Esses documentos fornecem análises detalhadas e orientadas por dados que identificam desafios, oportunidades e estratégias acionáveis para os formuladores de políticas. Acessíveis a um público amplo, eles ajudam a informar decisões, preencher lacunas políticas e avançar na compreensão do papel da migração no desenvolvimento global, tornando-os ferramentas essenciais para as partes interessadas em vários setores.

6 – Veja o que mais considerar

Este é um espaço para compartilhar exemplos, histórias ou insights que não se encaixam em nenhuma das seções anteriores. O que mais gostaria de acrescentar?

Guilherme Syrkis: A migração e os ODS estão profundamente conectados. A migração pode impulsionar o progresso dos ODS desenvolvendo capital humano, impulsionando economias, reduzindo a pobreza e construindo solidariedade. No entanto, mal gerida, pode levar à exploração e à tensão. Para maximizar os benefícios, os formuladores de políticas precisam de uma abordagem baseada em direitos humanos e baseada em evidências que aborde as causas profundas, inclua os migrantes nas decisões, apoie a integração e proteja os vulneráveis. Aprender mais requer explorar os principais recursos e engajar on-line. Com as estratégias certas, a migração pode catalisar poderosamente os ODS e um futuro melhor para todos.


Acesse ao conteúdo: