Skip to main content

*Guilherme Lima


A adoção de compromissos com a responsabilidade ambiental, social e de governança (da sigla em inglês ESG) tem sido cada vez mais demandada em empresas de diversos segmentos. Esses compromissos devem levar a práticas que reduzem os impactos das empresas sobre esses aspectos e as colocam em um caminho mais sustentável.
Embora a necessidade da adoção de práticas mais sustentáveis seja maior nos setores produtivos, devido aos impactos inerentes às atividades, as empresas do setor de serviços têm entendido cada vez mais a importância de impulsionar essa agenda positiva. Um exemplo está na necessidade de garantia de práticas ESG ao longo de toda a cadeia produtiva (vide as recentes descobertas dos casos de pessoas submetidas a trabalhos em condições análogas à escravidão).
As organizações do setor de serviços têm se engajado cada vez mais em iniciativas para a promoção de práticas ESG, e o Centro Brasil no Clima está acompanhando essa tendência. Recentemente, o CBC foi convidado para desenvolver um projeto para o 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro que foi batizado de “Rota ESG”. Como parte desse projeto estamos elaborando o Relatório ESG da organização utilizando a metodologia GRI, a mais utilizada para relatos de sustentabilidade no mundo. É importante registrar que, independentemente desta iniciativa, o cartório já era exemplo de sustentabilidade há alguns anos, desenvolvendo ações que vão desde a promoção da diversidade até a utilização de energias renováveis em suas instalações.
Dessa forma, o Centro Brasil no Clima contribui para que o 15º Ofício de Notas se torne o primeiro Cartório Verde do país, um exemplo para outros cartórios e também para organizações do terceiro setor, além de colaborar para que as empresas que utilizam seus serviços garantam a sustentabilidade na sua cadeia de fornecedores.


*Guilherme Lima é gerente de projetos do Centro Brasil no Clima – CBC