Skip to main content

Instituto nega pedido da Petrobras para explorar petróleo na Foz do Amazonas

A decisão do Ibama de negar a licença para a exploração no Foz do Amazonas foi comemorada por ambientalistas. Para Guilherme Syrkis, diretor executivo do Centro Brasil no Clima, a decisão do Ibama foi acertada por se tratar de um “assunto técnico e que não deve ser conduzido a partir de questões políticas ou ideológicas”.

Syrkis considera que é urgente que o governo federal, o Ibama e a ANP iniciem uma avaliação ambiental da bacia da Foz do Rio Amazonas buscando uma maior compreensão sobre o ambiente de Recifes, atrelados à captura de carbono.

“É necessário que seja realizado um estudo sério, a partir de uma modelagem atualizada sobre a hidrodinâmica da região, com uma análise cuidadosa dos impactos sobre as pessoas e atividades como a pesca. Não podemos, de forma alguma, colocar em risco a proteção da nossa Amazônia Azul”.

O diretor salienta ainda que, neste momento, é necessária a união dos entes do governo contra o desmatamento.

– Lamentamos que a exploração da bacia da Foz do Amazonas venha sendo discutida em meio a tensas disputas partidárias e regionais, em um momento em que o Governo Federal, como um todo, deveria estar unido e focado no combate ao desmatamento da Amazônia e ao crime organizado.

Daniela Jerez, analista de Políticas Públicas do WWF-Brasil, considera que negativa do Ibama é a única maneira de evitar impactos ambientais irreversíveis para a região.

– A decisão do IBAMA considerou estudos técnicos que mostraram a inviabilidade de realizar essa atividade de forma segura naquela região. Não se trata de cumprir requisitos, mas de analisar o que eles mostram. O Brasil, que sempre foi líder global em energias limpas, tem plenas condições de fomentar investimentos em fontes mais seguras e que também geram empregos, renda e segurança energética”, afirma.

Fonte: O Globo, Miriam Leitão.