William Wills, nosso Diretor Técnico, participou de duas conversas importantes no primeiro final de semana na COP29, em Baku:
>Em uma reunião com a delegação brasileira, que contou com a presença de Ana Toni, Secretária de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente, William Wills teve a oportunidade de perguntar sobre a substituição gradual dos combustíveis fósseis. Nosso diretor quis saber como a medida, que consta diversas vezes na nova NDC brasileira, apresentada durante a COP, seria abordada pelo governo brasileiro durante a presidência da COP30.
A Embaixadora Liliam Chagas de Moura, Diretora do Departamento de Clima, disse que o governo considera a discussão do tema imprescindível, mas que ainda estão sendo estudadas as estratégias para atingir resultados eficientes relacionados à transição energética.
>No painel sobre responsabilidade na ação climática, facilitado pelas organizações SouthSouthNorth e Global Partnership for Social Accountability (GPSA), William Wills falou sobre os mecanismos necessários para estimular o financiamento climático no Brasil.
Segundo nosso diretor, para que o combate às mudanças climáticas seja eficaz é imprescindível a adoção de ações de capacitação, integração, promoção, inclusão e equidade na governança climática. Wills ressaltou ainda que a colaboração com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), e demais fóruns estaduais que tratam do clima, é essencial para aprimorar o alcance e envolver uma ampla gama de partes interessadas, sejam elas as mais afetadas e/ou sub-representadas.
A reunião contou também com a participação do Embaixador Túlio Andrade, diplomata do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, além de integrantes de várias organizações da sociedade civil.
Crédito foto: Global Youth Leadership Center