Skip to main content

O Climate Reality Project Brasil, organização criada pelo ex-vice presidente americano Al Gore, cuja missão é acelerar soluções para a crise climática, realizará o Prêmio Descarbonário 2023 em 30 de março às 20h. A instituição irá reconhecer ações que buscam construir um futuro mais justo e sustentável nas cinco regiões brasileiras.

O objetivo é dar visibilidade a projetos idealizados, desenvolvidos e/ou realizados por qualquer Líder da Realidade Climática brasileiro, formado em um dos treinamentos oferecidos por Al Gore. A cerimônia será transmitida pelo Youtube do Climate Reality Project Brasil.

Mais informações: climaterealityproject.org.br/prêmio-descarbonário-2023.

A premiação tem como objetivo dar visibilidade aos projetos idealizados, desenvolvidos e/ou realizados Líderes da Realidade Climática no Brasil. A cerimônia será transmitida no canal oficial do Youtube do Climate Reality Project Brasil, pelo link Prêmio Descarbonário 2023. O evento foi renomeado por Al Gore em julho de 2020, quando a premiação passou a se chamar “Green Ring Awards – Alfredo Sirkis”, em reconhecimento ao trabalho do descarbonário e diretor da filial brasileira, que faleceu no mesmo ano.

Nesta edição, serão premiados projetos em 5 categorias: região Norte, região Nordeste, região Centro-Oeste, região Sudeste e região Sul. Conheça alguns projetos finalistas:

  • Região Norte: Rede Jandyras – projeto de advocacy climático para engajar mulheres pretas e periféricas na pauta da justiça climática e ambiental na região Amazônica;
  • Região Nordeste: Projeto ARES – Agroflorestar para Reflorestar com Sustentabilidade (iniciativa que visa a implantação de modelos de sistemas agroflorestais – SAFs – para expandir a produção e o manejo de produtos florestais de base alimentar);
  • Região Centro-Oeste: Projeto Ajuda Pantanal – campanha realizada para captar recursos para a mitigação das mudanças climáticas no bioma pantaneiro, além da promoção da conservação da fauna e flora aliada ao progresso socioeconômico dos povos tradicionais que vivem no local; Conversas Energéticas – grupo de mentoria coletiva para conseguir o primeiro emprego de mulheres negras no setor de energia renovável.
  • Região Sudeste: Projeto Young Energy – tem como objetivo a instalação de um Sistema de Placas Solares no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio I – CENCOR localizado em Porto Alegre/RS; Descarbonando a Quebrada – projeto para desenvolver jovens lideranças, residentes na periferia de Belo Horizonte, principalmente do Morro do Papagaio, para atuarem no combate às mudanças climáticas, através da conscientização, educação ambiental e da aproximação do tema com populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
  • Região Sul: Florestas para Água – quer reflorestar áreas desmatadas nas encostas em áreas de recarga hídrica, melhorando assim o abastecimento de água tanto nas propriedades de pequenos agricultores quanto na bacia hídrica do Rio Muriaé; Semana lixo zero de Joinville – ações em vários pontos da cidade, que contribuem para aumentar a educação ambiental da população e sensibilizar as pessoas sobre o tema. Entre as atividades estão: como a fazer a separação do lixo direto na fonte, reciclar os materiais, realizar compostagem, repensar o consumo, etc.

Fonte: O Valor Econômico