Skip to main content

CBC é um dos membros do conselho diretor da ACA Brasil que será lançada nesta quinta-feira, 28, às 14h com transmissõa ao vivo. Saiba mais sobre a iniciativa e participe!


A mudança global do clima é real. Ondas de calor frequentes já estão provocando incêndios, devastação e mortes. Evidências científicas sugerem que o atual nível de gás carbônico na atmosfera é o maior em 3,5 milhões de anos. Grande parte do gelo do Ártico e de parte da Península Antártica está derretendo. O nível dos mares está subindo, colocando em risco a vida de mais de 300 milhões de pessoas. Até 2030, milhões de novas pessoas em todo o mundo devem se encontrar abaixo da linha da pobreza e um número similar será forçado a migrar. Haverá falta de alimentos e um alto índice de subnutrição. Se a mudança climática permanecer fora de controle, gerará impactos econômicos, sociais e humanos ainda mais negativos do que os trazidos pela pandemia do novo coronavírus.

O Brasil sempre foi um país reconhecido mundialmente como uma liderança no enfrentamento à mudança do clima, como conciliador e protagonista em busca de consensos para a ação climática. Nosso país é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Por outro lado, temos o que precisamos para construir um novo modelo de desenvolvimento: somos o país mais biodiverso e temos a maior área de floresta tropical do planeta.

Mesmo que os compromissos apresentados pelos países sob o Acordo de Paris sejam implementados, as temperaturas deverão subir 3,2°C, muito acima da meta estabelecida de 1,5°C, por isso, os esforços precisam aumentar e todos os atores são fundamentais. Nesse contexto, a Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil nasce para mobilizar lideranças empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, acadêmicos, a imprensa, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e a juventude como motores da ação climática no Brasil.

O lançamento da ACA Brasil se dá dia 28 de janeiro de 2021, ainda respirando os ares do aniversário de cinco anos do Acordo de Paris em dezembro de 2020, e em período de um interesse renovado de apoio internacional ao acordo. O evento terá moderação de Daniela Lerário, Líder do Brasil na equipe dos Climate Champions da COP26, e participação de Gonzalo Muñoz, High Level Champion da COP25; e de Suzana Kahn, Vice-diretora da Coppe (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Sabendo que precisamos da ação coletiva e fortalecida do maior número possível de atores engajados e que, além da ação climática em si, necessitamos trazer esse tema e as consequências da inação para o centro do debate público. O evento de lançamento da aliança, que contará ainda com intervenções de governadores, prefeitos, investidores, acadêmicos, empresários e jovens, terá transmissão ao vivo no Youtube da ACA Brasil a partir das 14h00 (Brasília).

Data: 28.01

Horário: 14h00

Site: https://acabrasil.org.br/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCubp5-5emrb8rKNj_zoB8iw/featured

Assista ao vídeo: