Skip to main content

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão desenvolvendo uma metodologia inovadora que integra modelos de previsão de expansão urbana, mudança do uso do solo e dinâmica hidrológica. Essa abordagem multidisciplinar tem como objetivo fornecer informações geográficas precisas para auxiliar os gestores públicos na prevenção e mitigação de danos econômicos e perdas humanas decorrentes de inundações e eventos climáticos extremos.

O estudo pioneiro utiliza dados provenientes do município de São Caetano do Sul, Região Metropolitana de São Paulo. Os resultados preliminares da pesquisa sugerem que a metodologia poderá ser eficiente na formulação de políticas públicas e no processo de tomada de decisões para enfrentar os impactos das inundações e chuvas extremas, contribuindo para a proteção da infraestrutura e a preservação da vida humana.

A metodologia proposta pelos pesquisadores envolve a simulação das mudanças no uso do solo nos próximos anos e a avaliação dos impactos na rede de escoamento fluvial. Com base nessas informações, é possível realizar simulações de cenários, como cruzar os milímetros de chuva em um determinado intervalo de tempo para projetar possíveis consequências em áreas específicas do município.

Os pesquisadores ressaltam a importância de os municípios disporem de bases de dados atualizadas e consistentes para a aplicação dessa metodologia, como é o caso de São Caetano do Sul. O modelo proposto é alimentado por dados, sendo fundamental que as cidades mantenham informações atualizadas, incluindo registros referentes a eventos extremos, como grandes enchentes e inundações.

São Caetano do Sul é um município com histórico de inundações e, ao mesmo tempo, é considerado a cidade mais sustentável entre as 5.570 do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC). Com uma população estimada em cerca de 162 mil habitantes, apresenta 100% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 95,4% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 37% em vias com urbanização adequada.

Em suma, a metodologia desenvolvida pelos cientistas do Inpe representa uma abordagem promissora para a prevenção e enfrentamento de inundações e eventos extremos relacionados ao clima em ambientes urbanos. A manutenção de bancos de dados atualizados e a aplicação dessas informações na tomada de decisões são fundamentais para mitigar impactos, garantindo a segurança e o bem-estar dos habitantes das áreas urbanas, além de promover o desenvolvimento sustentável.

*Os resultados preliminares da pesquisa, financiada pela Fapesp por meio de dois projetos (20/09215-3 e 21/11435-4), foram publicados na revista Water. São parte do trabalho do doutorando Elton Vicente Escobar Silva, do Inpe, primeiro autor do artigo.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2023/04/experimento-feito-no-inpe-identifica-locais-com-maior-risco-de-inundacao-em-cidades.shtml