Skip to main content

Foi realizada nesta quinta-feira, 10/12, a primeira reunião do Secretariado dos Governadores pelo Clima. Secretários de Meio Ambiente e Superintendentes de 18 estados brasileiros estiveram presentes discutindo o plano e a importância dessa articulação subnacional para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Mais de 50 participantes estiveram na reunião, que teve entre os principais temas abordados as possibilidades e caminhos para a redução das emissões, através das oportunidades de financiamento, como, por exemplo, organizações e fundos internacionais com foco na implementação do Acordo de Paris, inovação e empreendedorismo pelo clima, além de fundos nacionais e outras formas de financiamento.

Os Estados representados na reunião foram Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.

O secretariado é o primeiro desdobramento prático do Conselho dos Governadores pelo Clima, criado em 29 de outubro. Na ocasião, foi lançada também a Carta dos Governadores pelo Clima – que você pode ver aqui ou escutar aqui , assinada, até agora, por 15 governos estaduais.

A partir desta etapa, o secretariado dará início ao desenvolvimento de estratégias sustentáveis estaduais para a contenção de gases do efeito estufa e das desigualdades socioambientais. O Governadores pelo Clima é uma iniciativa do CBC, com apoio da União Europeia, do Instituto Clima e Sociedade e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).