No painel “15 anos do Fundo Amazônia”, hoje na COP28, o Ministério do Clima da Noruega anunciou a doação de mais $50 milhões (R$245 milhões) para o Fundo Amazônia.
A Grã Bretanha e o KFW Banco de Desenvolvimento, da Alemanha, já haviam confirmado aportes financeiros para combater o desmatamento na Amazônia e preservar a biodiversidade global.
“Parar com o desmatamento na Amazônia nesta década vai exigir uma ambição e cooperação inédita. Atualmente, vemos nossos objetivos renovados sobre o desmatamento na Amazônia até 2030. Vemos novamente um Brasil com grandes ambições e com o espírito pioneiro que vocês tiveram em 2008, agora com mais conhecimento acumulado do passado. O Brasil tem agora uma liderança global e regional, e a COP30 em Belém vai aumentar a colaboração na região. Vocês propuseram novas ideias para mobilizar mais financiamento para todos os países da floresta, isso vai revolucionar, daqui por diante, para termos mais financiamento para a proteção da floresta. Preservá-la é fundamental para o Brasil, para a economia e para as pessoas. E é criticamente importante para o mundo todo, para o sucesso do Acordo de Paris e para a biodiversidade global”, enfatizou o ministro norueguês para o clima, Andreas Bjelland Eriksen.