Skip to main content

Na tarde desta segunda-feira, 13 de setembro, o diretor-executivo do CBC, Guilherme Syrkis, participou da assinatura da Carta de Intenções pelo Clima do município de Niterói, compromisso selado entre o Executivo e o Legislativo para criação da Frente Parlamentar do Clima. Estiveram presentes durante a solenidade o prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, e o Secretário Municipal do Clima de Niterói, Luciano Paez.

A carta visa apoiar as ações de mitigação climática no município, disseminando a importância da agenda climática e ambiental para o avanço da segurança do clima da população niteroiense. Nas redes sociais, o prefeito de Niterói comentou que “o debate precisa ser feito na escola, nas comunidades, ampliando o tema para o nosso dia-a-dia. Avançamos muito com a criação da Secretaria Municipal do Clima e hoje damos mais um passo fundamental para que Niterói siga se destacando no novo cenário, se proteja e influencie os novos tempos”.

O diretor-executivo do CBC, Guilherme Syrkis, celebrou esse novo passo da cidade: “A cidade de Niterói está se tornando uma referência em desenvolvimento de política do clima. Tem a primeira Secretaria do Clima do Brasil e agora uma frente de vereadores empenhados em avançar a agenda de mitigação e adaptação”, afirmou.

O lançamento da Frente Parlamentar do Clima aconteceu quatro dias após a posse dos 17 jovens membros na Plenária do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas, que tem como objetivo incentivar a juventude niteroiense para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e o desenvolvimento sustentável.