Skip to main content

Iniciamos um novo projeto financiado pelo ICAT/UNOPS (Initiative for Climate Action Transparency/United Nations Office for Project Services) que vai promover a Transição Energética no Brasil. Vamos avaliar a expansão de fontes de energia renovável variável (solar e eólica) e dos biocombustíveis no país até 2050, analisando a contribuição dessa expansão para o cumprimento das metas NDC e os impactos nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Vamos utilizar a Ferramenta de Avaliação de Energia Renovável e a Metodologia de Desenvolvimento Sustentável do ICAT. Cenários serão desenvolvidos para comparar a expansão sob o atual quadro de políticas e o quadro “ideal”, com a adição de incentivos e a remoção de barreiras para fontes de energia renovável, segundo a percepção dos stakeholders mais relevantes do setor elétrico. A Metodologia do ICAT sobre Participação de Stakeholders será utilizada para atividades de engajamento, e a Metodologia sobre Gerenciamento de Transparência de Transições Justas também será aplicada.

“O estudo contribuirá para o desenvolvimento de políticas e planos para o setor de energia que sejam compatíveis com as metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, em um contexto de uma transição justa e sustentável. Além disso, a abordagem utilizada no projeto e as lições aprendidas serão compartilhadas com outros países da comunidade ICAT para serem replicadas e aprimoradas. Essa iniciativa será um passo importante para promover a transição energética no Brasil e em outros países”, explica William Wills, diretor técnico do CBC e coordenador do projeto.