Skip to main content

A renomada agência de notícias, Alma Preta, revelou em um evento especial, realizado no dia 9 de agosto, um manual de Redação focado em práticas antirracistas. A iniciativa nasceu da necessidade de guiar profissionais da mídia na abordagem de assuntos relacionados à temática racial no país.

Este guia, intitulado “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta”, oferece insights valiosos sobre a apresentação de notícias, verbetes e métodos adequados para cobrir questões que impactam diretamente a comunidade negra.

Pedro Borges, editor-chefe da agência, ressalta: “Com este manual, pretendemos criar um recurso que, embora reflita nossa perspectiva antirracista, possa servir como base para qualquer jornalista, independentemente do meio em que atua”.

Borges ainda chama a atenção para a necessidade de repensar a abordagem da “imparcialidade” no jornalismo, especialmente ao relatar questões sensíveis, como a segurança pública. Ele destaca a importância de priorizar as vozes daqueles diretamente afetados pelos eventos, em vez de seguir cegamente a “versão oficial”.

Este ambicioso projeto, que levou três anos para ser concretizado, contou com a expertise de um coletivo de pesquisadores, jornalistas e acadêmicos, sob a orientação de Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional, e Juarez Xavier, professor de jornalismo da Unesp.

Ao lançar o manual, Alma Preta prestou homenagem a Oswaldo de Camargo, uma influente figura da literatura negra brasileira, que afirmou: “Este manual é a realização de sonhos de muitos como eu. Embora muitos não estejam mais conosco, acredito que estão nos vendo e comemorando esta conquista”. Os interessados em obter uma cópia podem entrar em contato pelo email: projetos@almapreta.com.br. Uma versão em PDF será disponibilizada em breve.


Fonte: