A Água é fonte da vida, de prazer, alegria e produção, a água é o elemento que permeia todas as formas vivas e indispensável a quase todas as atividades econômicas e desenvolvimento das regiões. Receber água limpa, própria para o consumo é um direito de todos os cidadãos.
No mundo apenas uma em cada seis pessoas tem acesso a recursos hídricos de qualidade. Cerca 2,1 bilhões de pessoas, não tem acesso a água potável e disponíveis em casa, e 6 em cada 10 pessoas, ou 4,4 bilhões de pessoas, não tem acesso a saneamento gerido de forma segura, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF (2017). Também vale ressaltar que 263 milhões de pessoas precisam gastar mais de 30 minutos por viagem obtendo água de fontes fora do lar e 159 milhões que ainda bebem água não tratada de fontes de água superficiais, como riachos ou lagos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene), no entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
No Brasil, o acesso à água encanada aumentou muito nos últimos 50 anos, mas não o suficiente para atender a toda a população. Temos a maior reserva de água doce do mundo, mas a água brasileira está ameaçada pela poluição, pelo desperdício, pelo desmatamento de mananciais, ocupação urbana desordenada, pela erosão, pela desertificação, pela contaminação do lençol freático e sobretudo pelos impactos das mudanças climáticas em curso que vem agravando os conflitos e problemas envolvendo as águas e seus usos diversos.
Por fim, nesta semana da água é bom lembrar e refletir sobre o uso deste bem fundamental para a vida e o processo de preservação. Vale ressaltar a importância de diversos instrumentos de gestão integrada dos recursos hídricos por bacias às alterações climáticas, governança efetiva e transparente, garantias quanto à disponibilidade de uso, financiamentos para a adoção de ações de segurança hídrica e gestão sustentável da água e do saneamento para todos, conforme estabelecido no Plano de Ação Global para 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 acordado pela ONU e seus parceiros.