Ontem, o Consórcio Centro Brasil no Clima e WayCarbon firmou um acordo com o estado do Rio Grande do Sul, Governado Eduardo Leite, para realizar um robusto estudo, composto por 14 produtos técnicos, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisão do estado na condução de uma transição energética justa na região carbonífera. O trabalho será orientado por três princípios fundamentais: diálogo constante com todos os envolvidos no processo, abordagem técnica e baseada na ciência, e cuidado social.
A redução de emissões no setor energético do sul do Brasil exige colocar as pessoas no centro da transição, especialmente aquelas que vivem em áreas de mineração de carvão na região carbonífera do Rio Grande do Sul. É imprescindível que essas comunidades sejam consideradas em todas as etapas desse processo, assegurando que suas necessidades e perspectivas sejam incorporadas às decisões estratégicas.
Para essas populações, a mineração de carvão vai além de uma atividade econômica — representa uma herança cultural que atravessa gerações. A transição energética justa, portanto, deve construir uma ponte entre a geração atual e as futuras, promovendo inovação e novas oportunidades que respondam à grande crise climática e impulsionem um Rio Grande do Sul mais inclusivo e resiliente.
Leia os artigos disponíveis: