O Estado de Goiás está prestes a ingressar no Consórcio Brasil Verde (CBV). O Projeto de Lei da governadoria tramita na Assembleia Legislativa de Goiás e foi aprovado em segunda votação. A iniciativa tem como objetivo enfrentar a mudança climática.
O Consórcio Brasil Verde foi lançado pela iniciativa Governadores pelo Clima, articulada pelo Centro Brasil no Clima, e já conta com 14 estados integrantes. O Consórcio Brasil Verde surgiu a partir da certeza de que a liderança subnacional é imprescindível para o desenvolvimento de uma economia inclusive, regenerativa e descarbonizante.
Segundo Fabricio Machado, secretário executivo do Consórcio Brasil Verde, “os Estados subnacionais estão se unindo, cada vez mais, neste compromisso de redução das emissões de GEE, de garantir os acordos internacionais, como o de Paris, se debruçando em soluções inovadoras, sustentáveis e resilientes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e em programa, projetos e ações inovadoras de transição energética”.
“O esforço do Estado de Goiás, em ser mais uma força pujante dentro do Consórcio Brasil Verde, revela essa transformação nacional. E acreditamos que o Brasil tem esse papel de liderança, de ser uma referência em políticas integradas e colaborativas, sendo competitivo no promissor mercado mundial de Carbono, mas também de ser um país responsável ambientalmente, contribuindo para o equilíbrio fundamental e necessário do planeta, sem perder o olhar para o desenvolvimento local e para a qualidade das pessoas e da biodiversidade, respeitando as peculiaridades e as necessidades técnicas, estruturais, culturais e socioeconômicas de cada bioma brasileiro, e atentos a produção do conhecimento. O Consórcio Brasil Verde é este elo nacional de oportunidades”, conclui Machado.