Skip to main content

“Salta aos olhos que a crise climática só poderá ser enfrentada a altura quando o menos-carbono (a redução de emissões e o sequestro de gases-estufa) for reconhecido como valor econômico conversível”, revela o diretor executivo do CBC, Alfredo Sirkis, em seu mais novo artigo. 

Lançada na sociedade após uma proposta do Brasil em uma articulação do parágrafo 108 da Divisão de Paris, feita por Sirkis e por Everton Lucero, a criptomoeda do clima visa a precificação positiva de ‘menos-carbono’. Em seu texto o diretor executivo do CBC, exprime os motivos que resultaram na paralisação no desenvolvimento da moeda do clima pelo Banco Mundial. 

Sirkis analisa criticamente as milhares de criptomoedas – especialmente o Bitcoin – mencionando suas artificialidades e os danos ambientais causam no planeta, já que a informática de block chain acarreta imenso gasto energético. Para ele, uma criptomoeda lastreada simplesmente no menos-carbono, para o qual já enchem mecanismos técnicos de certificação, é “uma arma cujo potencial não pode mais ser desprezado”. 

O artigo intitulado ‘O menos-carbono convertido em criptomoeda do clima’, está disponível no site no CBC. Acesse!