Skip to main content

Para atingir a meta net-zero (ou carbono-zero), isto é, reduzir as emissões de gases de efeito estufa para o mais próximo possível de zero, é crucial considerar a proteção e restauração do oceano nas políticas de mitigação das mudanças climáticas. O oceano deve ser contemplado e priorizado no enfrentamento à emergência climática, caso contrário “a conta não fecha”.
Este documento faz parte do projeto “Sem o Azul a Conta não Fecha”, idealizado pela Liga das Mulheres pelo Oceano e executado em parceria com diversas especialistas e organizações.

Com este projeto, pretendemos ressaltar a importância do oceano junto aos governos estaduais brasileiros já comprometidos com o enfrentamento à crise climática, e à sociedade civil já ligada à causa do clima.

O texto a seguir apresenta a gestores públicos e tomadores de decisão a conexão do oceano com as pautas Net-zero, e sugere ações relacionadas a ecossistemas marinhos e costeiros que podem ser incluídas em políticas e estratégias climáticas de governos subnacionais.