O Centro Brasil no Clima (CBC) foi fundado em 2015, como desdobramento do Rio Clima 2012, grande evento paralelo à Conferência Rio+20 que congregou especialistas de mais de 14 países e formulou uma plataforma de cinco grandes recomendações entregues às delegações presentes à Conferência da ONU.
Histórico
As origens mais remotas do CBC haviam sido as manifestações Brasil no Clima, de 2007 e 2009, no Rio de Janeiro, antes das Conferências do Clima de Bali e de Copenhague, respectivamente. A segunda manifestação, particularmente, reuniu mais de 5 mil pessoas e teve influência sobre o posicionamento brasileiro na COP15, realizada no mesmo ano e que, pela primeira vez, incluiu algum tipo de meta de redução de emissões.
O grupo que deu origem ao CBC era composto por especialistas de diferentes nacionalidades, cientistas, pesquisadores e instituições estratégicas, que realizam estudos aprofundados, geram conhecimento e trabalham na formulação de instrumentos de enfrentamento às mudanças do clima. Nos anos que antecederam a formalização do CBC como instituição, este grupo notório contribuiu com diversos estudos aprofundados e workshops direcionados à descarbonização da economia e à criação de políticas públicas que incentivem ações e possíveis caminhos para frear a crise climática e seus impactos socioambientais. Entre os destaques, o evento paralelo à COP20 (2014) e as edições do Rio Climate Challenge em 2012, 2013 e 2015 – este último com caráter preparatório para a COP21, realizada no mesmo ano.
Outros eventos realizados após a criação do CBC também merecem destaque:
– Project SPIPA (2018/2019)
– Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas (2019)
– Fórum Amapaense de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais (2019)
– Encontro dos Governadores da Região Amazônica (2019)
– Reunião Estratégica Desafios Climáticos (2020)
– I Encontro Internacional Governadores pelo Clima (2020)
Já no campo das ações de impacto, a campanha Ratifica Já! (de 2016, que conseguiu no tempo recorde de dois meses a ratificação do Acordo de Paris no Brasil), a articulação Governadores pelo Clima (sedimentada em 2020, que reúne os estados brasileiros em torno de compromissos concretos para a ação climática), e o ato inter-religioso “Fé no Clima” (organizado em 2018) são alguns exemplos da capacidade de articulação política, influência nacional e ação estratégica que fazem parte dos pilares do CBC.
De junho de 2019 a abril de 2020, o CBC implementou iniciativas no âmbito subnacional, tendo como base pesquisas e estudos acadêmicos consistentes. A partir do desenvolvimento de pontes políticas com governadores e secretarias, foram dados os primeiros passos para a criação do movimento Governadores pelo Clima e a criação e reativação de Fóruns Estaduais, em conjunto com a ABEMA. Esses processos e ações se consolidaram ainda mais ao longo de 2021.
Entre artigos, estudos e publicações, merecem destaque o livro “Moving the Trillions” (Alfredo Sirkis, Jean Charles Hourcade, Rogério Studart et Al.), de 2018, que suscita o debate sobre preços positivos de ações de mitigação, e o estudo Carbono Neutro Brasil 2060, elaborado no também em 2018, em parceria com universidades, que mostra caminhos possíveis para o chamado Net Zero, ou seja, zero emissões líquidas de carbono.
Em julho de 2020, foi publicado pelo fundador e então diretor-executivo do CBC, Alfredo Sirkis, o livro Descarbonários, sua última obra, relevante relato de seu legado e outras histórias.
Timeline
2021 – novembro
Participação intensiva do CBC na COP26 (Glasgow, Escócia), que articulou a ida de 11 governadores à Conferência, além de ter sido interlocutor em diversas instâncias, como no encontro com o Príncipe Charles (UK) e na reunião com o ex-presidente dos EUA, Barack Obama.
2021 – abril
CBC articula envio de uma carta dos governadores brasileiros ao presidente norte-americano Joe Biden, por ocasião da Cúpula do Clima, realizada por Biden em 22 de abril, Dia da Terra. O documento foi entregue em cerimônia ao então embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.
2020 – outubro
A coalizão Governadores pelo Clima é oficialmente formada, por meio do I Encontro Internacional Governadores pelo Clima, realizado em outubro de 2020.
2020 – setembro
Guilherme Syrkis assume a diretoria-executiva do CBC, trazendo novidades na área de gestão, como a criação da Política de Diversidade e Inclusão da instituição e a formação do Conselho Fiscal.
2020 – julho
Lançamento do livro Descarbonário, de Alfredo Sirkis, continuação do livro Os Carbonários que havia sido lançado em 1998.
2018
CBC foca na produção de conhecimento, com destaque para os lançamentos do estudo Carbono Zero Brasil 2060, apresentado à Presidência da República, que mostra caminhos possíveis para emissões líquidas zero de carbono.
2016
A campanha Ratifica Já!, liderada pelo CBC, conseguiu no tempo recorde de dois meses a ratificação do Acordo de Paris por parte do governo brasileiro.
2015
CBC é fundado sob a liderança do renomado ambientalista Alfredo Sirkis, que assume a diretoria-executiva