Skip to main content

Em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ) e o CBC formalizaram acordo de cooperação, integrando ações para avançar a agenda climática do Estado. Participaram da assinatura o diretor-executivo do CBC, Guilherme Syrkis, e o subsecretário da SEAS-RJ, Flávio Gonçalves, além de Guilherme Lima, coordenador de projetos do CBC. A assinatura contou também com a presença do secretário da recém-lançada Secretaria Municipal de Niterói (SECLIMA), Luciano Paez.

O Rio de Janeiro é um dos estados-piloto no projeto Initiative for Climate Action Transparency (ICAT), realizado pelo CBC desde 2020, e com o novo aporte busca consolidar e elaborar mais estudos e avaliação das emissões de gases estufa no estado, verificando oportunidades de mitigação de emissões, seleção de indicadores de Mensuração, Reporte e Verificação (MRV), entre outras iniciativas. Além disso, o CBC contribuirá para a ativação e o fortalecimento do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do estado fluminense.

“A renovação do compromisso da secretaria estadual com o clima e a criação da pioneira Secretaria Municipal de Niterói, a primeira do Brasil, recoloca o Rio de Janeiro na trajetória de um estado inovador no combate a mudanças climáticas”, acredita o diretor-executivo do CBC, Guilherme Syrkis.

A formalização do ofício dá continuidade aos processos de implementação dos projetos iniciados pelo CBC desde o ano passado, através do projeto ICAT, como séries de workshops de capacitação na agenda climática, estudo sobre emissões setoriais históricas do Estado e a elaboração de cenários de emissões de GEE para o estado no horizonte 2030.